A Nossa Equipa

Sandra Inês Feitor

Fundadora:

Jurista, licenciada em Direito na área jurídico-civilista. Mestre em direito, na área jurídico-criminal com tese sobre Alienação Parental, publicada pela Coimbra Editora «A Síndrome de Alienação Parental e o seu Tratamento à Luz do Direito de Menores». Doutoranda em Direito. Investigadora no Grupo Criminália da FDUNL. Autora de vários artigos. Oradora em várias Conferências Nacionais e Internacionais.

website: feitorsandra.wix.com/sandrainesfeitor

Correio electrónico: feitor.sandines@gmail.com

 

Carlos Manuel Ribeiro

Carlos Manuel Ribeiro colabora com a Revista Alienação Parental na qualidade de técnico de informática e eletrónica e prestando apoio no âmbito dos recursos informáticos de construção da revista e website e ao design gráfico e costrução das edições.

Engenheiro de nanotecnologia, com larga experiência nas áreas da eletrónica, da informática e telecomunicações, nomeadamente programação com Certificação Microsoft, Redes, com Certificação CISCO, robotica, domótica, fibra óptica, nas áreas da eletrónica Algoritmos e Estruturas de Dados, Sistemas Digitais, Arquitetura de Computadores entre outras competências.

ASSOCIAÇAO BRASILEIRA CRIANÇA FELIZ

A Associação Brasileira Criança Feliz é uma associação de pessoas que abominam as práticas violentas contra filhos, principalmente a Alienação Parental e está trabalhando intensamente na divulgação da Guarda Compartilhada como sendo o melhor antídoto contra a alienação parental, incentivando também a Mediação Familiar.

webpage: criancafeliz.org/

Contacto: contato@criancafeliz.org

Eventos permanentes da Associação Brasileira Criança Feliz:

Semana Nacional de Consciencialização da Alienação Parental, que ocorre normalmente em Abril

Campanha Internacional da Criança Feliz, que ocorre na 2.ª semana de Outubro

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA JURÍDICA

A Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica tem por objetivo divulgar e aprofundar o conhecimento da Psicologia Jurídica, fazendo-o através de cursos, palestras, seminários e congressos, bem como pelo incentivo da informação e produção de textos, artigos científicos, livros e revistas.

A Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica considera a Psicologia Jurídica uma disciplina ainda por construir, uma área de convergência e conexão entre direito, psicologia e ciências humanas e sociais. Portanto, a Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica está aberta a todos aqueles que se interessam pelo estudo da Psicologia Jurídica, um campo que interliga diferentes saberes e distintas áreas de atuação profissional.

email: sbpj@sbpj.org

website: www.sbpj.org/

COMISSÃO OAB MULHER BARRA DA TIJUCA

Ordem dos Advogados Brasileiira, Barra da Tijuca - Comissão OAB Mulher

oab-barra.org.br/institucional/comissoes

Presidente: Dra Sheila Lasevitch

e-mail: oabmulher.barra@oabrj.org.br

ASSOCIAÇÃO JUVENIL SOLTAR OS SENTIDOS

A ASSOCIAÇÃO SOLTAR OS SENTIDOS, foi fundada em  maio de 2010. Esta surgiu da necessidade de colmatar a ausência de respostas não institucionais para jovens (dos 6 aos 21 anos) e respetivas famílias em situação de vulnerabilidade social. Apresentando-se assim como um recurso social ativo para as instituições públicas que necessitem de apoio ou acompanhamento, sempre que existam situações de intervenção nesta população alvo. Fomentando sempre que possível, o envolvimento, participação e co-responsabilização da família.

Procuramos alternativas de prevenção e combate a comportamentos de natureza desviante, tendo em vista o ajustamento social do jovem desenvolvendo as suas competências e criatividade.

A Associação é um espaço de apoio e trabalho integrado e processo de intervenção em situações de perigo e vulnerabilidade social.

Objetivos

A integração social de crianças e jovens em situação de risco social, bem como de outros jovens e respetivas famílias em situação de vulnerabilidade social;

Promoção da igualdade de género;

Integração social de pessoas com incapacidade ou afetadas por qualquer forma de exclusão;

Promoção do acesso à educação, formação e integração profissional de grupos socialmente desfavorecidos.

Morada: Rua da Cruz Nova nº6, 3020-170 Eiras, Coimbra - Portugal

Telefones gerais: Fixo: 239 439 101   Móvel: 926990815

E-mail:  Geral – soltarossentidos@gmail.com

Site: www.soltar-os-sentidos.pt/

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CRIMINOLOGIA

É sob o sentimento da falta de reconhecimento dos licenciados em Criminologia em Portugal que, por volta de Dezembro de 2011, cinco recém-licenciados pelo ISMAI, UFP e FDUP começam a reunir informalmente para dar surgimento a uma Associação que representasse esta classe de profissionais e os que brevemente o serão.

Entretanto, reuniram oficialmente com elementos do Ministério da Administração Interna, Ministério da Solidariedade e Segurança Social, Partido "Os Verdes" e Partido Comunista Português.

Porém, só alguns meses depois é que a criação se tornou oficial, mais concretamente a 20 de Março de 2012, altura em que divulgaram ao público os seus objectivos e o trabalho que pretendem vir a desenvolver.

website: apcriminologia.com/

937 516 990 – Vítor Miguel Silva

916 626 369 – Isabel Costa

Assuntos relativos a sócios, congressos, eventos da APC, etc. -> info@apcriminologia.com

Assuntos de ambito geral -> geral@apcriminologia.com

Rua de Zurique n.º 9, 4485-515 Mindelo, Vila do Conde, Portugal

INSTITUTO DE CERTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO DE MEDIADORES LUSÓFONOS.

INSTITUTO DE CERTIFICAÇÃO E FORMAÇÃO

DE MEDIADORES LUSÓFONOS.

O ICFML (www.icfml.org) é uma associação sem fins lucrativos formada por um grupo de académicos, advogados e mediadores, que acreditam no desenvolvimento da mediação de conflitos, por mediadores profissionais certificados, independentemente da escola de mediação, da metodologia utilizada, e que dão primazia ao desenvolvimento das suas competências profissionais.
Trabalhamos com indivíduos e organizações que acreditam na mediação de conflitos como uma ferramenta de pacificação das sociedades.
Trabalhamos com as comunidades locais, governos, associações, empresas, ONGs, e outros para o desenvolvimento de programas sustentáveis que possam ser facilmente replicados e ampliados.

O ICFML é a única instituição portuguesa acreditada pelo  IMI – International Mediation Institute - cumprindo os critérios definidos por esta instituição no âmbito da qualificação e da experiência dos mediadores acreditados. Esta acreditação é reconhecida internacionalmente como um sinónimo de alto nível de competência por parte dos mediadores, no âmbito da mediação de conflitos privada. O ICFML é inovador no sentido de possibilitar aos mediadores portugueses o acesso a uma certificação internacional utilizando a língua portuguesa.

O ICFML é também uma entidade acreditada como Entidade Certificadora pelo Ministério da Justiça de Portugal, possibilitando, aos formandos das suas formações com aproveitamento positivo, o exercício da atividade de mediador de conflitos nos Julgados de Paz e junto dos Tribunais Judiciais Portugueses, nos termos da Lei 29/2013, de 19 de abril e da Portaria n.º 345/2013, de 27 de novembro

Os nossos objectivos

  1. Contribuir para a implementação, sensibilização e utilização da mediação de conflitos nos países de língua portuguesa;
  2. Definir as bases comuns para a formação e acreditação de mediadores nesses países
  3. Promover e organizar, em cooperação com instituições universitárias e associações profissionais, palestras e acções de formação sobre mediação, dirigidas a profissionais na área da justiça, nomeadamente, juízes, advogados, solicitadores, notários, estudantes de direito, mediadores e outros interessados.
  4. Elaborar sugestões ou propostas de alteração legislativa em matéria de mediação de conflitos
  5. Qualificar profissionais para a certificação junto do IMI;
  6. Apoiar e desenvolver a mediação de conflitos transfronteiriços, a nível europeu e global, nomeadamente nos países de língua portuguesa.
  7. Criar uma rede mundial de mediadores de língua portuguesa acreditados pelo ICFML e IMI, com vista ao desenvolvimento da mediação, prestando apoio aos mediadores no seu desenvolvimento profissional e institucional, designadamente em conflitos transfronteiriços de natureza comercial, e concebendo e mantendo em funcionamento um motor de busca português para utilizadores de língua portuguesa.

O ICFML é a única instituição portuguesa aprovada pelo IMI, com um Programa de Avaliação de Qualificação (QAP) para certificação pelo IMI de mediadores internacionais.

Os nossos valores

O ICFML defende, entre outros, os valores ligados com a mediação de conflitos, tal como a integridade, a neutralidade, o profissionalismo, a voluntariedade, a paz social, a transparência, a colaboração, a partilha de conhecimento e de informação, a honestidade e a abertura de espírito. O ICFML tem tolerância zero para com a corrupção, os abusos e qualquer tipo de descriminação (sexo, raça, etnia, idade, religião, orientação sexual ou outra caracterização pessoal).

O que procuramos

O ICFML procura membros individuais ou organizações que têm um interesse em desenvolver o reconhecimento, o profissionalismo e a utilização da mediação de conflitos na sociedade de forma a proporcionar soluções mais justas e tempestivas para as controvérsias jurídicas e, por esta via, criar condições mais favoráveis para a retoma da economia portuguesa.
O ICFML está disponível e interessado em elaborar protocolos com
•    Entidades que propõem serviços de mediação nos países lusófonos;
•    Entidades de formação em mediação de conflitos dos países lusófonos;
•    Escritórios de advogados dos países lusófonos que desejem propor aos seus clientes a mediação de conflitos como forma alternativa de resolução de litígios utilizando um painel de mediadores certificados a nível nacional e internacional;
•    Universidades, centros de pesquisa dos países lusófonos que estejam interessados em desenvolver o tema da mediação de conflitos nos seus respectivos países ou relativamente á mediação transfronteiriça;
•    Organizações que têm como objectivos a pacificação social, utilizando técnicas colaborativas como a mediação de conflitos utilizando profissionais certificados.

A nossa brochura completa em Brochura ICMFL

icfml.wordpress.com/

CONTATOS

Para qualquer questão que deseje colocar ao ICFML tem diferentes opções:

Email: a via priviligiada pelo ICFML. Envie-nos um email para contacto@icfml.org e terá uma resposta nas 24horas.

Telefone:  Os membros da Direcção do ICFML estão á sua disposição: Maria João Castelo Branco através do telefone +351 967 144 328 ou Thomas Gaultier através do telefone +351 916 441 499.

Deseja falar com a Presidente da instituição Ana Maria Maia Gonçalves? O contacto mais simples é via skype através do nome anamariamaiagoncalves  ou através do telefone +351 917 57 60 56 de preferência por SMS. Receberá um telefonema de volta nas 24 horas caso não tenha resposta imediata.

Caso se encontre no Brasil pode também ligar localmente para a Lilian Santos pelo +55 (11) 98763-1969.

SKYPE: Se preferir utilizar o Skype do instituto o contacto skype é icfml.mediacao.

OBSERVATÓRIO DA GUARDA COMPARTILHADA

O Observatório da Guarda Compartilhada surgiu em maio de 2014 com o fiel intento de disseminar para toda sociedade brasileira e para o mundo os mais modernos entendimentos acerca da guarda compartilhada de filhos.

No Brasil infelizmente a guarda compartilhada ainda não decolou. Apesar da promulgação da Lei 11.698/2008 (Lei da Guarda Compartilhada), pouco menos de 5% das guardas de filhos menores são compartilhadas no país. Por outro lado, em cerca de 90% dos casos de disputas judiciais envolvendo a guarda de filhos, quem fica com a guarda é a mãe.

Formado por uma equipe multidiplinar de profissionais, estudiosos e pesquisadores o Obsservatório da Guarda Compartilhada traz um novo olhar sobre as relações parentais no século XXI, colocando em pé de igualdade homens e mulheres, e buscanco acima de tudo, o bem estar de milhões de crianças em todo o mundo.

O foco central de nosso trabalho é contribuir ativamente para a construção de um nova cultura sobre as relações parentais, que não condene a priori, homens e mulheres, e que garanta a ambos, seus direitos e cobre dos mesmos, suas responsabilidades.

obgcbrasil.wix.com/guardacompbr

 Email: obgcbrasil@gmail.com

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA CONVERSAS DE PSICOLOGIA

A Associação Portuguesa Conversas de Psicologia tem como objectivo a investigação, formação, educação, divulgação, e organização de eventos e a promoção de aspectos fundamentais do desenvolvimento humano. A sua actividade é desenvolvida no âmbito das ciências sociais e humanas no sentido da realização pessoal de cidadãos plenos e completos e na construção de uma sociedade cada vez mais consistente e informada.

Associação dedicada ao acompanhamento psicológico; promoção do evelhicimento activo e saudável; promoção da igualdade de género e da prevenção e combate à violência doméstica e de género e ao tráfico de seres humanos; acompanhamento de pessoas em situação sem abrigo, à divulgação e promoção e relização de acções sociais, psicológicas e humanas, área cultural, académica e científica, acções de voluntariado.

Com politica de proximidade a estudantes universitários, a profissionais e comunidade interessada em geral, demonstrando a importânciada formação e intervenção social e promoção da saúde mental.

Presidente Vitor Nuno Anjos

(+351) 912 387 657

conversasdepsicologia.com/