Especialização em Direito de Família e Sucessões

10-03-2014 09:00
Especialização em Direito de Família e Sucessões

De: 10/03/2014 Até: 25/05/2015

Local: Belo Horizonte (MG)

Informações:

 https://www.faculdadearnaldo.edu.br/

Site: https://www.faculdadearnaldo.edu.br/

Sobre:

   

1. Nome do Curso e Área do Conhecimento

 

Especialização em Direito de Família e Sucessões na modalidade presencial (Pós-Graduação “lato sensu”).

 

 

2. Justificativa

 

 

Com o desenvolvimento da chamada sociedade globalizada, o ambiente jurídico profissional brasileiro tem se alterado constante e consideravelmente. A velocidade das transformações contemporâneas cria, assim, para os juristas do século XXI, a necessidade de uma educação continuada comprometida com novos conhecimentos, habilidades e competências.

 

Em tempos de grande competitividade, o alto desempenho e atualização constante tornaram-se fatores-chaves para o sucesso profissional, razão pela qual a FJA apresenta a sua especialização em Direito de Família e Sucessões.

 

O Projeto Pedagógico do Curso é resultado de um minucioso processo de construção coletiva com a participação de diversas forças de trabalho existentes no interior da instituição. As reuniões que precederam a elaboração do mesmo aconteceram no primeiro semestre de 2012, estando em consonância com as resoluções, decretos e portarias vigentes até então.

 

 

3. Objetivos

 

 

O objetivo geral almejado pela presente Especialização é o de propiciar uma educação continuada que atenda às novas demandas sociais e tecnológicas de um mundo globalizado, formando profissionais comprometidos com a cidadania, conscientes de sua função social e qualificados para equacionar soluções juridicamente adequadas aos problemas práticos que se lhe apresentam, com ênfase nas questões atinentes ao Direito de Família e Sucessões.

Dentro do referido contexto, pretende-se oferecer aos bacharéis em Direito e profissionais correlatos uma visão moderna do Direito de Família e Sucessões, possibilitando ao discente aprofundar os conhecimentos adquiridos no bacharelado e na prática profissional.

4. Público-Alvo

 

O curso de especialização em Direito de Família e Sucessões da FJA destina-se essencialmente aos bacharéis em Direito e profissionais correlatos que busquem o entendimento das questões jurídicas contemporâneas da área.

 

Espera-se conduzir o pós-graduando a uma posição de destaque que contemple os seguintes conhecimentos, habilidades e competências: a) percepção atualizada, profunda e contextualizada do Direito de Família e Sucessões; b) capacidade de análise, julgamento e crítica; c) compromisso social; d) conhecimentos das técnicas e tecnologias inerentes ao exercício das profissões jurídicas; e) noções sólidas de ética.

 

5 Concepção do Programa

 

O PPC da Especialização em Direito de Família e Sucessões da FJA foi desenvolvido em cinco etapas: a) levantamento da realidade dos profissionais de Direito na cidade de Contagem; b) verificação das lacunas atinentes ao Direito Família e Sucessões nas principais instituições de ensino jurídico; c) elaboração das diretrizes acadêmicas gerais; d) elaboração da matriz e dos ementários; e) busca, cuidadosa, de um corpo docente altamente qualificado, com conhecimentos teóricos profundos e experiência prática comprovada.

 

 

6 Coordenação

 

A coordenação da Especialização em Direito de Família e Sucessões da FJA será exercida pelos Professores Ms. José Roberto Moreira Filho e Juliana Gontijo

 

 

7 Período e periodicidade

 

A duração do programa de especialização em Direito de Família e Sucessões é de aproximadamente 13 meses com uma carga horária de 360 horas-aulas de cinquenta minutos cada. O curso será presencial e as aulas serão ministradas às segundas e quintas-feiras de 19:00 às 22:30 (210 minutos por aula) ou seja, 07 (sete) horas aula por semana, totalizando 52 encontros durante o curso. Durante o período do curso, os alunos devem equacionar suas obrigações profissionais e familiares para manter uma dedicação compatível com os objetivos do programa.

 

8 Conteúdo Programático

 

Aceda ao site para ver as disciplinas: www.ibdfam.org.br/eventos/879/Especializa%C3%A7%C3%A3o+em+Direito+de+Fam%C3%ADlia+e+Sucess%C3%B5es#.Uv_YSYVXtIs